A professora Cristiane Fontana nomeada para secretária de saúde do município de Irajuba no sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (20) trocou os pés pelas mãos ao submeter a sociedade ao egoísmo ou incapacidade de gerir tal pasta após contato com o portal de notícias Blog Giro No Vale.
Em meio a vários comentários e dúvidas da população referente a Vacina CORONAVAC, o portal de notícias buscou contato com a secretária para explicar melhor a comodidade e segurança da medicação afim de tranquilizar as pessoas da pacata cidade. Mediante contato, de pronto a secretária falou com o repórter Mateus oliver que solicitou as informações da mesma em uma entrevista que seria feita na tarde da mesma data, o que foi garantido pela profissional e prontamente agendado mediante proposta de que o comunicador a enviasse a pauta da entrevista. Apenas 48 doses da vacina foram entregues ao município "É algo novo, não sabemos usar, também temos que deixar algumas para emergência, por esse motivo vamos usar apenas 24 doses" disse a secretária ao ser questionada referente a quantidade e eficácia da medicação.
De pronto, a redação do blog Giro No Vale preparou a pauta com perguntas feitas por moradores e profissionais de outras áreas e encaminhou a gestora, que imediatamente bloqueou o contato da redação que informou a sociedade o porque o pré anunciado trabalho não Iria ao ar. Um pouco mais tarde, uma profissional de saúde que trabalha no mesmo setor com a secretária entrou em contato com a reportagem e disparou "muita falta de competência, não com a mídia mas sim em respeito ao povo, ela não entende nada de saúde, é formada na área da educação" disse a mulher.
Tentamos contato com o vereador Márcio Moqueca (PP) para que pudéssemos ouvir alguém da administração porém sem sucesso, o vereador Pelé informou que chegou a ter com a secretária "estive com ela pessoalmente agora pela manhã na secretaria de saúde para saber como iriam ficar as atividades das vacinas na zona rural a resposta foi que só tinha chegado 48 doses da vacina então só daria pra 24 pessoas da saúde".
Tentamos ligar na prefeitura Municipal de Irajuba além de pedir ao mesmo vereador Márcio Moqueca um contato que conseguisse falar com o prefeito Antônio Sampaio, porém o mesmo afirmou que não poderia informar. Sendo assim, a população Irajubense continua com seus mistérios sobre a vacina chinesa em evidência e sem um profissional que possa tirar tais dúvidas. Como se apenas os 24 profissionais de saúde importasse para o município, a profissional de educação e secretária de saúde o que não tem nenhum afinco entre as áreas segue incomunicável sobre o assunto e a população sem resposta e com medo.
Boa tarde.
ResponderExcluirSe eu não estiver enganado, a vacina tem eficácia de 50,38%, a pessoa tem que tomar duas (02) doses para fazer o devido efeito, como só chegou 48 doses, a vacina só poderá ser aplicada em apenas 24 pessoas, pois, essas mesmas 24 pessoas deverão tomar a segunda dose 3 semanas após a aplicação da primeira. A vacina também não deixa ninguém imune ao vírus, mesmo vacinados com as duas doses, a pessoa pode contrair o vírus e também transmitir para outras. Essa vacina apenas reduz em 50,38% de chances da pessoa vacinada desenvolver a doença.
Quanto a vacinação, vai seguir o calendário do Ministério da Saúde de acordo com a disponibilidade das vacinas.
Como só chegou 48 doses que da para apenas 24 pessoas, deverão ser vacinados 24 profissionais de saúde.
Atenciosamente,
Marcos Oliveira de Jesus
Técnico em Enfermagem
Irajuba precisa de alguém qualificado nesta área
ResponderExcluir